Alimentar a curiosidade e as visões de mundo sempre foi um dos papéis na educação. Hoje o ensino não fica mais preso nos livros e nas salas de aula, agora envolve diferentes ambientes e a comunidade,buscando provocações e questionamentos, além de exercitar a capacidade de encontrar respostas. A Aprendizagem Baseada por Desafios (ABD) ou Challenge Based Learning (CBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project Based Learning (PBL), representam uma abordagem multidisciplinar referente ao ensino e aprendizagem focada na construção de conhecimento por intermédio de um propósito que é atender a uma indagação, a um desafio ou a um problema, incentivando os alunos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, refinamento de ideias, realização de previsões, coleta de dados, hipóteses e de procura por recursos para conduzir essa atividade, especialmente usando a tecnologia. São métodos pedagógicos que buscam incentivar os alunos no desenvolvimento da liderança e a autonomia, proporcionando um conhecimento mais profundo dos assuntos que estão estudando, unindo o processo de ensino teórico e a prática, além de integrar diferentes conhecimentos e fomentar o desenvolvimento de competências, na formação de profissionais com perfil diversificado.

Fomentar grupo de trabalho com professores e parceiros de mercado que visa a efetivação das ações, e atender as metas do projeto nas respectivas frentes:

  • Elaboração/execução das competições e suas etapas;
  • Desenvolvimento de modelos/protótipos envolvendo tecnologias (físicas e virtuais);
  • Construção de roteiros e práticas pedagógicas em diferentes plataformas digitais;
  • Melhorar a integração entre currículo e conhecimento nas modalidades de ensino presenciais ofertadas pelo Centro Paula Souza;
  • Propiciar melhoria de relacionamentos e integração entre as unidades, professores, alunos, ex-alunos e comunidade;
  • Divulgação e aprimoramento do conhecimento técnico e científico;
  • Construção e manutenção de ambientes virtuais com a finalidade de divulgação das informações e materiais de apoio para professores, alunos e comunidade;
  • Incentivar/orientar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Pré Iniciação Científica (Pré-IC);
  • Produzir artigos entre outros materiais didáticos.

Integração das competências técnicas, éticas e profissionais, estimulando a melhoria dos Ensinos Técnicos Integrados e Técnicos Concomitante e Subsequente nas Unidades de Ensino, da integração na comunidade nas Etecs. Para a universalização desta prática na Instituição, são utilizadas ferramentas interativas e metodologias ativas, possibilitando a troca de informações entre os participantes, ampliando as competências técnicas, pessoais, éticas e culturais, dando continuidade ao projeto iniciado em 2013.

Coordenador

  • Prof. Tiago Jesus de Souza
    Cetec Capacitações – Coordenador de Projetos
    Etec Bento Quirino - Campinas/SP

Equipe

  • Profa. Andréia de Cássia dos Santos
    Etec Prof. Luiz Pires Barbosa - Cândido Mota/SP
  • Prof. Caio Augusto Bortolossi Bufolo
    Etec Rosa Perrone Scavone - Itatiba/SP
  • Profa. Daiani Mariano de Brito
    Etec Profª. Marines T. de Freitas Almeida - Novo Horizonte/SP
    Etec Elias Nechar - Catanduva/SP
  • Profa. Elisant Horbach Nogueira da Silva
    Etec Dr. Celso Charuri - Capão Bonito/SP
  • Prof. Hamilton Machiti da Costa
    Etec Francisco Garcia - Mococa/SP

Equipe

  • Prof. Jean Antonie de Almeida Vieira
    Etec Dr. Carolino da Motta e Silva - Espírito Santo do Pinhal/SP
  • Prof. Paulo Sergio Pereira Pinto
    Fatec Bauru - Bauru/SP
  • Prof. Rafael de Souza Oliveira
    Etec Ermelinda Giannini Teixeira - Santana de Parnaíba/SP
    Etec Bartolomeu B. da Silva - Santana de Parnaíba/SP
  • Prof. Rodrigo Horikawa Watanabe
    Etec Armando Pannunzio - Sorocaba/SP