Alimentar a curiosidade e as visões de mundo sempre foi um dos papéis na educação. Hoje o ensino não fica mais preso nos livros e nas salas de aula, agora envolve diferentes ambientes e a comunidade,buscando provocações e questionamentos, além de exercitar a capacidade de encontrar respostas. A Aprendizagem Baseada por Desafios (ABD) ou Challenge Based Learning (CBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project Based Learning (PBL), representam uma abordagem multidisciplinar referente ao ensino e aprendizagem focada na construção de conhecimento por intermédio de um propósito que é atender a uma indagação, a um desafio ou a um problema, incentivando os alunos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, refinamento de ideias, realização de previsões, coleta de dados, hipóteses e de procura por recursos para conduzir essa atividade, especialmente usando a tecnologia. São métodos pedagógicos que buscam incentivar os alunos no desenvolvimento da liderança e a autonomia, proporcionando um conhecimento mais profundo dos assuntos que estão estudando, unindo o processo de ensino teórico e a prática, além de integrar diferentes conhecimentos e fomentar o desenvolvimento de competências, na formação de profissionais com perfil diversificado.
Fomentar grupo de trabalho com professores e parceiros de mercado que visa a efetivação das ações, e atender as metas do projeto nas respectivas frentes:
Integração das competências técnicas, éticas e profissionais, estimulando a melhoria dos Ensinos Técnicos Integrados e Técnicos Concomitante e Subsequente nas Unidades de Ensino, da integração na comunidade nas Etecs. Para a universalização desta prática na Instituição, são utilizadas ferramentas interativas e metodologias ativas, possibilitando a troca de informações entre os participantes, ampliando as competências técnicas, pessoais, éticas e culturais, dando continuidade ao projeto iniciado em 2013.