10º Robocode - 2022

Este evento é uma oportunidade para utilizar plataformas que auxiliam no processo de Ensino-aprendizagem, ajudando a assimilar os conceitos técnicos de programação, de forma lúdica. Além da parte técnica, ao participar desta atividade, outras competências e habilidades estão sendo trabalhadas implicitamente, como o trabalho em equipe, ferramentas tecnológicas para comunicação remota, destreza, comportamento, responsabilidade, integração, comunicação, organização e planejamento.

Para realizar este torneio é utilizado o Software Robocode®, que é um jogo de programação, onde o objetivo é desenvolver/adaptar um tanque de guerra para a batalha contra outros tanques em uma arena virtual utilizando a linguagem de programação Java. Usado para ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em programação e inteligência artificial (AI).

Cada unidade deverá organizar as equipes e realizar o torneio interno até 30/08/2022, onde a equipe vencedora representará a Unidade Escolar na próxima fase.

Aos professores que não conhecem o Robocode, terão a oportunidade de participar da capacitação PROGRAMAÇÃO JAVA NA PLATAFORMA ROBOCODE, cuja inscrição poderá ser efetuada no período de 15/02 até 16/03/2022 no Portal do Participante em https://portaldoparticipante.cps.sp.gov.br/Start . Esta capacitação será realizada no período de 01/04 até 07/05/2022, fornecendo subsídios para que os professores possam aplicar em sala de aula e participar do evento com os alunos.


Cronograma das atividades:
  • - Live ROBOCODE: Diversão e Aprendizagem: dia 15/03/2022 às 13h30 - YOUTUBE
  • - Inscrições e realização da 1ª Fase (na Unidade Escolar): de 03/02/2022 até 30/08/2022
  • - Submissão dos robôs e indicação dos vencedores: até 30/08/2022
  • - Realização da 2ª Fase (entre os vencedores de cada Unidade Escolar): 28/09/2022
  • - As batalhas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Robótica Paula Souza no Youtube - Se inscreva no canal.

07/04

Na quinta-feira, dia 07/04/2022 às 19h30, será realizada uma Live abordando o tema "Programação Java e Orientação a Objetos" com João Pedro Sacheti, Engenheiro de Software na Accenture do Brasil atuando como Líder Técnico na Arquitetura do Santander. É formado em Técnico em informática pela Etec Professor Luiz Pires Barbosa e Bacharel em Ciências da Computação pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis. Também é Oracle Certified Programmer Java 8 SE e AWS Certified Developer Associate. Se inscreva no canal e participe YOUTUBE

APOIO

 

Voltar para Eventos    Material de Apoio