Este evento é uma oportunidade para utilizar plataformas que auxiliam no processo de Ensino-aprendizagem, ajudando a assimilar os conceitos técnicos de programação, de forma lúdica.
Além da parte técnica, ao participar desta atividade, outras competências e habilidades estão sendo trabalhadas implicitamente, como o trabalho em equipe, ferramentas tecnológicas para comunicação remota,
destreza, comportamento, responsabilidade, integração, comunicação, organização e planejamento.
Para realizar este torneio é utilizado o Software Robocode®, que é um jogo de programação, onde o objetivo é desenvolver/adaptar um tanque de guerra para a batalha contra outros tanques em uma
arena virtual utilizando a linguagem de programação Java. Usado para ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em programação e inteligência artificial (AI).
Cada unidade deverá organizar as equipes e realizar o torneio interno até 30/08/2022, onde a equipe vencedora representará a Unidade Escolar na próxima fase.
Aos professores que não conhecem o Robocode, terão a oportunidade de participar da capacitação PROGRAMAÇÃO JAVA NA PLATAFORMA ROBOCODE, cuja inscrição poderá ser efetuada no período de 15/02 até 16/03/2022 no Portal do Participante em https://portaldoparticipante.cps.sp.gov.br/Start . Esta capacitação será realizada no período de 01/04 até 07/05/2022, fornecendo subsídios para que os professores possam aplicar em sala de aula e participar do evento com os alunos.