Clube da Robótica - 2022

Com o sucesso do Clube em 2021, continuaremos os encontros em 2022, convidando excelentes profissionais, para apresentação de temas relevantes relacionados às áreas de Tecnologias, Programação e Robótica, com objetivo de conectar experiências e compartilhar conhecimento entre todos os participantes.

Todos os professores e alunos estão convidados para participar dos encontros e registrar presença, para efeito de comprovação de participação. Caso o professor desejar a relação dos participantes de sua Unidade Escolar para efeito de registro/evidência como participação, deverá enviar um e-mail para robotica@cps.sp.gov.br, solicitando a relação dos participantes, indicando o código e nome da sua unidade e seu nome completo e matrícula.

Não existe inscrição prévia e nem certificado de participação, apenas relatório para a Unidade escolar que solicitar. Portanto é só entrar e participar. Neste encontro houve uma interação muito ativa dos professores e alunos durante a apresentação, contribuindo significativamente neste encontro.


1º Encontro - 16/03/2022
2º Encontro - 25/04/2022
3º Encontro - 20/05/2022
4º Encontro - 27/06/2022
5º Encontro - 05/08/2022




O 1º Encontro do Clube da Robótica Paula Souza de 2022, foi realizado no dia 16/03/2022 às 19h30 na plataforma Microsoft Teams .
Link da gravação: CONFIRA!

Neste encontro tivemos :

Tema: Cidades Inteligentes: como utilizar a tecnologia para resolver (e criar) problemas

Palestrante: Alexandre Calil

Empresas: Laboratório de Inovação Tecnológica Universilab

Minibio: Formado em Processamento de Dados pelo Centro Paula Souza (FATEC-SP), bacharel em Linguística (FFLCH/USP), licenciado em Letras (FE/USP), bacharel em História (FFLCH/USP) e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, entusiasta do conhecimento. Profissional com 4 décadas de experiência em desenvolvimento de software, consultor de curto período do Banco Mundial, criou e coordenou o laboratório de inovação tecnológica da Prefeitura de São Paulo (2014/2017), onde desenvolveu projetos de grande valia para a cidade. Palestrante em eventos nacionais e internacionais no tema Cidades Inteligentes.

Nessa palestra foram apresentados, de forma leve e prática, os desafios enfrentados pelo laboratório no dia a dia da maior cidade do hemisfério sul e as soluções inovadoras desenvolvidas com o uso das mais diversas tecnologias, tais como geoprocessamento, visão computacional, linguística computacional, drones, Arduinos e, até mesmo, games.

Após a apresentação de aproximadamente 60 minutos, os professores tiveram a oportunidade de interagir com o convidado e contribuir com suas experiências, num bate-papo descontraído.


Links compartilhados durante o encontro:



VOLTAR AO INÍCIO





O 2º Encontro do Clube da Robótica Paula Souza de 2022, foi realizado no dia 25/04/2022 às 19h30 na plataforma Microsoft Teams .
Link da Gravação: CONFIRA!

Neste encontro tivemos:

Tema: Itaquerino

Palestrantes: Fernando Luis de Almeida e Daniel Rodrigues de Sousa

Instituição: Centro Paula Souza - Fatec Itaquera "Prof. Miguel Reale"

Minibio: Fernando é Pós-Doutorado (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)), Doutorado e Mestrado em Ciências, na área de Engenharia Elétrica e subárea de Microeletrônica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2017, 2014 e 2009, respectivamente), Licenciado e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Fatec SP Bom Retiro (2006). Atualmente, desde 2005, sou pesquisador no Laboratório de Sistema Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-EPUSP) e, desde 2015, professor na Faculdade de Tecnologia de Itaquera 'Prof. Miguel Reale' (Fatec Itaquera). Possuo experiência na área de Engenharia de Sistemas Eletrônicos aplicada à Bioengenharia e à Bioquímica e na área da Automação Hospitalar; com destaque no desenvolvimento de sensores eletroquímicos para a medição de potenciais cardíacos e para análise, determinação, monitoramento ou detecção de espécies bioquímicas, especialmente, o íon nitrito. Recentemente (2018 - atual), desenvolvo pesquisas no âmbito das tecnologias habilitadoras da "Indústria 4.0", por exemplo: Sensoriamento, Big Data / Analytics, Sistemas Digitais e Ciberfísicos, IoT, Inteligência Artificial, Machine Learning, Realidade Aumentada e Virtual, Cloud Computing, Manufatura Aditiva, Comunicação e Integração de Sistemas, Sustentabilidade e Eficiência, Energias Renováveis e Rastreabilidade.
Daniel é Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Possui graduação em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Atua desde 1998 na área de hardware e software. Desenvolveu diversos trabalhos na área de reabilitação, engenharia clínica, instrumentação industrial e automação comercial. Possui experiência em sistemas embarcados, engenharia clínica, eletrônica de potência, reabilitação, projetos eletroeletrônicos e hardware em geral. Atualmente é docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, lecionando na Fatec Itaquera, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Nessa palestra foi apresentado, um dispositivo chamado Itaquerino, idealizado e desenvolvido pelos professores, com objetivo de disseminar esta tecnologia de baixo custo para aplicação em sala de aula, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades relacionadas e eletrônica e programação.

Neste encontro houve uma interação muito ativa dos professores e alunos durante a apresentação, contribuindo significativamente com ideias e interesse em conhecer mais sobre o Itaquerino.


Links compartilhados durante o encontro:



VOLTAR AO INÍCIO





O 3º Encontro do Clube da Robótica Paula Souza de 2022, foi realizado no dia 20/05/2022 às 19h15 na plataforma Microsoft Teams .
Link da Gravação: CONFIRA!

Neste encontro tivemos:

Tema: Fatequino - Um projeto de Robô Colaborativo

Palestrante: Mario Marques

Instituição: Centro Paula Souza - Fatec Carapicuíba

Minibio: Doutorando em Letras e Literatura Brasileira na Universidade de Sao Paulo/USP. Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT/SP, Bacharel em Letras Modernas Alemão/Português pela Universidade de São Paulo e Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor na FATEC Carapicuíba nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Secretariado. Responsável na FATEC Carapicuíba pelas disciplinas Arquitetura de Computadores, Tópicos Especiais em TI e Língua e Cultura. Tem como tema de pesquisa acadêmica as áreas de Literatura Brasileira Comparada, Processamento de Linguagem Natural e Robótica.

Nessa palestra foi apresentado, um projeto de robótica e suas etapas de construção para atender de forma diferenciada aos visitantes na Fatec de Carapicuíba, apresentando toda a trajetória e os recursos de hardwares e softwares utilizados na construção do projeto, durante vários anos de desenvolvimento, em um trabalho muito bem articulado e colaborativo.

Houve muita troca de ideias e foi possível identificar várias oportunidades para iniciar um projeto colaborativo nas Unidades de Ensino, com dicas de metodologias aplicadas para construção e organização das atividades, envolvendo professores e alunos da Faculdade.

Links compartilhados durante o encontro:



VOLTAR AO INÍCIO





O 4º Encontro do Clube da Robótica Paula Souza de 2022, FOI realizado no dia 27/06/2022 às 19h15 na plataforma Microsoft Teams .
Link do Encontro: CONFIRA!

Neste encontro tivemos:

Tema: Papo de Vencedores para Futuros Vencedores

Palestrantes: Vencedores do 2º Hackaduino

Instituições: Etec Rosa Perrone Scavone - Itatiba/SP e Etec Armando Pannunzio - Sorocaba/SP

Nesse encontro, as equipes vencedoras da 2ª Edição do Hackaduino, apresentaram os recursos tecnológicos utilizados no desenvolvimento dos projetos, bem como dicas para que os alunos e professores de outras Unidades de Ensino se inspirem e participem de atividades extracurriculares e eventos, com objetivo de colocar em prática muitos conceitos adquiridos em sala de aula. Neste encontro houve uma interação muito ativa dos professores e alunos durante a apresentação, contribuindo significativamente com ideias e interesse em conhecer mais sobre a forma como são conduzidos os projetos nas Unidades de Ensino.


Links compartilhados durante o encontro:



VOLTAR AO INÍCIO





O 5º Encontro do Clube da Robótica Paula Souza de 2022, foi realizado no dia 05/08/2022 às 19h15 na plataforma Microsoft Teams .
Link do Encontro: CONFIRA!

Neste encontro tivemos:

Tema: Competição com Carrinhos e Duelo de Bexigas

Palestrante: Prof. Rafael de Souza Oliveira

Instituição: Etec Ermelinda Giannini Teixeira - Santana de Parnaíba/SP

Minibio: Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento, Especialista em Tecnologias para Industria 4.0, Licenciado em Tecnologia da Informação. Pesquisador do grupo de pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital, Professor de Ensino Médio e Técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a 11 anos. Com experiência na área de Educação, como Gestor e Coordenador, atualmente Docente nas duas Etecs de Santana de Parnaíba, atuando principalmente nos temas mais atuais como Sistemas Embarcados com Arduino/ESP32/Raspberry, Robótica e Internet das Coisas (IoT).

Nesse encontro, o Prof Rafael compartilhou suas experiências em desenvolver atividades com Robótica na Unidade de Ensino e como esta iniciativa pode agregar em atividades na sala de sala, contribuindo para um engajamento maior dos alunos e transformando uma aula não só em diversão, mas sim aplicando o ensino de forma lúdica e responsável.

Tivemos uma grande participação de alunos e professores, inclusive com projeção em sala de aula, contribuindo significativamente com ideias e fomentando o interesse em conhecer mais sobre como desenvolver o carrinho e como aplicar esta prática na escola.


Links compartilhados durante o encontro:



VOLTAR AO INÍCIO






VOLTAR AO INÍCIO



-->

 

Voltar para Eventos    Material de Apoio