13º Torneio de Robocode - 2025

Este evento é uma oportunidade para utilizar plataforma virtual que visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica, em conceitos técnicos e práticas de programação. Além da parte técnica, ao participar desta atividade, outras competências e habilidades estão sendo trabalhadas implicitamente, como o trabalho em equipe, ferramentas tecnológicas para comunicação remota, destreza, comportamento, responsabilidade, integração, comunicação, organização e planejamento.

Para realizar este torneio é utilizado o Software Robocode®, que é um jogo de programação, onde o objetivo é desenvolver/adaptar um tanque de guerra para a batalha contra outros tanques em uma arena virtual utilizando a linguagem de programação Java. Usado para ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em programação e inteligência artificial (AI).

Cada unidade deverá organizar as equipes e realizar o torneio interno até 31/08/2025, onde a equipe vencedora representará a Unidade Escolar na próxima fase.

Aos professores que não conhecem o Robocode, disponibilizaremos materiais de apoio, para inclusive utilização como recurso em componentes curriculares de programação.

Mais informações sobre o evento:
-Desafio: Modalidade de torneio virtual usando o Software Robocode (gratuito), para desenvolver/adaptar um tanque de guerra para a batalha contra outros tanques em uma arena virtual.
-Áreas: Todos os Eixos
-Componentes para estudos específicos: Lógica de Programação e Orientação a Objetos em Java, Matemática e Física.
-Integrantes: máximo 3 alunos (inclusive de diferentes séries/módulos atuando em conjunto, permitindo uma visão mais ampla a respeito de lógica e estratégia)
-Papel dos professores: Apresentar e incentivar a participação dos alunos, orientar as equipes, realizar as batalhas entre as equipes, indicar a equipe vencedora para representar a Unidade na 2ª Fase do evento.

 

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