Mostra Nacional de Robótica (MNR)

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é a maior Mostra Científica de trabalhos de Robótica do país com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Podem inscrever trabalhos gratuitamente todos os alunos do ensino fundamental, médio, técnico ou superior, bem como pós-graduandos ou pesquisadores. MNR busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação. A mostra caracteriza-se ainda por sua linguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico. s trabalhos podem ser apresentados na Mostra Presencial no evento NACIONAL e/ou REGIONAIS e também publicados nos Anais do evento e na Mostra Virtual. A MNR premia anualmente os melhores trabalhos virtuais e presenciais de diferentes formas.

Site oficial: http://www.mnr.org.br

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A OBA e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos. No site existe um formulário para cadastro da escola. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

OBI - Olimpíada Brasileira de Informática

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

MOP - Mostra Paulista de Ciências e Engenharia

A Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a MOP tem como principal objetivo divulgar projetos investigativos conduzidos por estudantes da Educação Básica e Técnica do Estado de São Paulo. Os objetivos específicos da MOP são: estimular a pesquisa científica entre os estudantes da Educação Básica, familiarizando-os com normas, regras e procedimentos; incentivar o empreendedorismo, a criatividade e o espírito investigativo dos estudantes e professores da Educação Básica; promover a convivência e troca de informações entre estudantes de escolas públicas e particulares e membros da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários); aproximar estudantes e empresas públicas e privadas, por meio da divulgação dos talentos e dos projetos inovadores revelados durante a Mostra.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER

A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular o interesse dos estudantes brasileiros para a Arte, a Matemática, o Raciocínio Lógico, a Língua Estrangeira, as Ciências da Natureza e a Educação Tecnológica. Idealizada por Professores de Escolas Públicas e Privadas que, depois de participarem de uma competição internacional, sentiram a necessidade de juntar o conhecimento teórico e o prático promovendo competições de padrões internacionais, com o objetivo de apresentar propostas pedagógicas desafiadoras no meio educacional. A OBS é uma olimpíada científica para estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil, a partir do 9° ano do Ensino Fundamental até a 3ªsérie do Ensino Médio. Os estudantes, participantes da Olimpíada, deverão demonstrar capacidade de análise e interpretação das disciplinas envolvidas de modo integrado, vencendo os obstáculos com a língua estrangeira e a língua pátria. A OBS se resume em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa (presencial e realizada em local definido), onde os estudantes participarão de competições práticas e teóricas que envolvem questões como aprimoramento do raciocínio lógico matemático, argumentação, montagem, debate e estímulo à criatividade. É possível a participação em apenas uma das duas partes.

Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M

A V Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M foi criada para incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. A Mostra integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica. O Desafio de Inovação Instituto 3M é uma iniciativa do Instituto 3M e conta com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da USP para a sua realização. Podem enviar projetos para a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino técnico, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que tenham idade até 20 anos completos, na data da mostra de projetos.

FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer. São objetivos da Febrace: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão; criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

Prêmio ESEG

O Prêmio ESEG de Gestão é um concurso destinado aos alunos das escolas técnicas administradas pelo Centro Paula Souza. Os estudantes inscritos terão a oportunidade de apresentar projetos com soluções criativas para a melhoria de processos ou produtos, por meio das mais diversas ferramentas de gestão, considerando a temática que deve envolver Gestão e Engenharia. Promover na comunidade discente do Centro Paula Souza a disseminação das mais modernas práticas de gestão e elaboração de projetos, com o apoio da ESEG. Alunos do 3º ano de escolas do Centro Paula Souza concluintes do Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado ao Médio, Modular ou a Educação a Distância no ano de 2017, que inscreverem seus projetos no prazo estabelecido e que atenderem ao regulamento de participação.

BrainBee - Olimpíada de Neurociências de São Paulo - Hospital Albert Einstein

É uma iniciativa nacional para a realização de olimpíadas de neurociências em diferentes estados brasileiros. É uma competição sem fins lucrativos de neurociências para estudantes do ensino básico, que visa incentivar a busca pelo conhecimento sobre o sistema nervoso e estimular o interesse de estudantes do ensino básico, entre 14 e 19 anos, pela pesquisa acadêmico-científica nas diferentes áreas das neurociências O torneio consta de três fases, uma local, uma nacional e uma internacional, com competidores dos seis continentes. Para a competição mundial, um representante de cada país é selecionado a partir de seleções nacionais que agregam os candidatos indicados pelos comitês locais de cada cidade. O vencedor da competição nacional é convidado a participar da competição internacional (International Brain Bee).

FETEPS - Centro Paula Souza

A Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – Feteps – é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs e Fatecs. A diversidade e a qualidade dos trabalhos expressam, de forma bastante significativa, os projetos pedagógicos de seus cursos técnicos e tecnológicos que têm, entre seus objetivos, o desenvolvimento da visão empreendedora, criativa e científico-tecnológica.

OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Robocar Race

A corrida de veículos autônomos em escala é uma proposta para reunir grupos de pesquisas e entusiastas na área da condução autônoma de veículos terrestres. Com o aumento exponencial do interesse da sociedade por esse tema, entendemos que precisamos fomentar mais pesquisas aplicadas para desenvolver uma competência nacional na área. O objetivo não é fabricar um veículo autônomo, mas preparar e qualificar nossos Engenheiros, Tecnólogos, Técnicos e entusiastas para uma nova área de negócios que vem crescendo a cada ano. Portanto, focado nesse objetivo convidamos todos a participarem dessa excitante competição que permitirá que os competidores testem os seus projetos num ambiente dinâmico e complexo.